CRONOLOGIA

 1973
Início da actividade com a introdução de frascos de pequena capacidade para serem comercializados em farmácias. Até à data, produtos como Tinturas de Iodo, Timerosal e outras; Solutos de Mercurocromo, Eosina e outros; Soro Fisiológico; Água de Rosas; Remopyl (acetona); Óleo de Amêndoas Doces; Óleo de Rícino; Glicerina; Água Oxigenada e demais galénicos, eram comercializados avulso, tornando a sua venda pouco prática. Surgem novas fórmulas e novas marcas como o Friderpyl (frieiras), Pó-Pyl (anti-micótico e antitranspirante) e Placa Fix.

1976
Nasce oficialmente a Francisco J. Campos com o lançamento em Portugal do primeiro sabonete adelgaçante com a designação de Elegante Sabonete Adelgaçante, de onde deriva a linha de produtos de emagrecimento com a marca registada Elegante.  

1977
Nasce o Stop Acne, em Sabonete e Loção, um produto de marca registada específico para o acne.

1978
Como complemento ao Elegante Sabonete Adelgaçante e por exigência do consumidor, surge o Elegante Creme Adelgaçante.

1979
Para além da apresentação tópica, surgem novos produtos da linha Elegante para emagrecimento, tal como o Elegante Chá Adelgaçante.

1980
Elegante Ampolas Adelgaçantes e Elegante Comprimidos (corta apetite e anti-celulíticos).

1981
Nasce a linha de Sabonetes medicinais que hoje em dia é a mais completa do mercado: Sabonetes de Algas, Argila, Argila e Algas, Farelos e Sêmeas, e Argila e Malvas.

1982
Devido à necessidade, completa-se a linha com o Sabonete neutro (com creme hidratante de ph neutro - especial para peles sensíveis como as de bebé) e o Sabonete de Óleo de Vison com Amêndoas Doces para peles secas e/ou envelhecidas.

1983
Lançam-se os Sabonetes: Glicerina Glicerpyl e Flores de Portugal.

1985
Lançamento de uma linha de cosmética natural Elegante constituída por champôs, loções e Cera Depilatória, esta última inovadora por ser a única de aplicação a morno.

1990
Surgem os Sabonetes de Alcatrão e de Enxofre.

1992
Nasce a marca Pure Nature que lança uma nova gama de produtos Linha Leve, inicialmente constituída por Linha Leve Comprimidos de Emagrecimento e Linha Leve Chá.

1994
Nasce uma nova linha de produtos para a fadiga física, psíquica e sexual da marca Pure Nature: Sexual Power Ampolas e Sexual Power Comprimidos.

1997
Lançamento do Xarope Tossobronco, Xarope Toniferro e Purlax, todos da marca Pure Nature.

1998
Criação do Tonipower Ampolas, marca Pure Nature.

2000
Fazendo parte da linha Elegante, lança-se o Óleo de Vison 100% puro em frasco para uso individual, as cápsulas Elegante Extra Plus e o Elixir de Emagrecimento e Desintoxicante Elegante.

2001
Complementa-se a linha de emagrecimento Pure Nature com o Linha Leve Gel e as cápsulas Linha Leve Anti-Fat. São também introduzidos no mercados os comprimidos Dornature e Gripenature, as cápsulas PureBiotic e o Stop Acne Cápsulas.

2002
Na gama de produtos de emagrecimento, surge o Linha Leve Sidra (Vinagre de Maçã), e o Linha Leve Chá Verde + Quitosano. São também lançados o Cerebrozheimer e o Sexual Power Gold.

2003
A grande novidade do ano e com grande êxito é o Linha Leve Duo, a primeira combinação no mercado de dois tipos de cápsulas com funções diferentes para o problema da obesidade.

A F.J.Campos torna-se o distribuidor exclusivo em Portugal do Ciruelax.

Simultaneamente é lançado o Menonature para a sintomatologia da menopausa e o Digicol para a má digestão e inflamações do cólon.
É lançada a linha de cápsulas já conhecidas no mercado: Cartilagem de Tubarão, Óleo de Salmão, Alho Sem Odor, Óleo de Onagra, Óleo Gérmen de Trigo, Lecitina de Soja, e Óleo de Fígado de Bacalhau.

2004
Numa tentativa de auxiliar a saúde nos problemas cardiovasculares, surge o Hipertricol e a distribuição de Aparelhos de Tensão Arterial de Braço e Pulso.

Para as articulações é criado o Cartilnature. Em Março nasce o Depurnature para ajudar na limpeza do sangue e criam-se também as ampolas drenadoras e diuréticas Linha Leve Super Drain. Em Abril são lançados os produtos Linha Leve Efervescente, Sexual Power + Pau de Cabinda, Sexual Power Woman e Diginature para a digestão. Em Setembro surge o Xarope de Óleo de Fígado de Bacalhau.

2005
Em Fevereiro lança-se o Linha Leve Pack Efervescente/Comprimidos e o Elegante Pack Ampolas Drain Fat/Comprimidos 120 com desconto de 50% no preço dos comprimidos.
Em Julho lança-se o GinoActivo Nature (regulador hormonal feminino) e o ActivoBio Nature (Estimulante do sistema nervoso central, revitalizante físico e psíquico, tónico pulmonar e cardíaco).

2006
É lançada a nova marca de produtos PentaDieta com O Mais Revolucionário Kit de Dieta. Devido às exigências do mercado, a F.J.Campos opta por criar novas embalagens de venda dos três produtos que constituem o kit, mas agora em separado, são eles: o PentaDieta DRAIN, o PentaDieta CLA e o PentaDieta. NeOpuntia®. Da marca Pure Nature, é criada uma nova embalagem de 5 ampolas do Sexual Power + Pau de Cabinda, o Linha Leve Chá Verde + Limão + Chá de Java e o Cerebro Nature em comprimidos e ampolas.
Nasce a maior gama de produtos genéricos do mercado. Pure Nature GeneriK torna-se uma linha de referência pela sua qualidade e preços acessíveis.

2007
O início do ano é marcado pelo lançamento de 5 novos produtos para a linha Pure Nature Generik que visam complementar esta vasta gama de produtos genéricos. Também a PentaDieta conta a partir de Fevereiro com a nova embalagem de PentaDieta Drain em frasco económico de 300mL e a PentaDieta TISANA, auxiliares indiscutíveis numa dieta de emagrecimento. A renovação da maioria das embalagens de produtos F.J.Campos, do catálogo e das próprias instalações, vem também marcar um momento de inovação na empresa.

A FJCampos disponibilizou ainda uma colecção de óleos essenciais e preparados de banhos e massagens da melhor qualidade, que nos brindam com eficácia e pureza.

Nesta, encontra várias famílias: florais (as mais finas fragrâncias), cítricos (agro-doces), Intensos e picantes (aromas mais intensos e afrodisíacos), Herbais (frescos e sofisticados) e Madeirados (carácter amadeirado do cedro e pinheiro). Cada um com função terapêutica diferente, para uso em banhos e massagens.

2008

A FJCampos, introduziu no mercado a já conhecida Tisana Linha Leve, agora em saquetas.
É um preparado de ervas para infusão, para beber quente ou frio de uma forma mais fácil e prática.

Lançou ainda um novo produto da linha Sexual Power, Sexual Power+Pau de Cabinda em Cápsulas, com a mesma qualidade e resultados, mas mais prático. 
Este produto combina uma série de ingredientes, com propriedades afrodisíacas, estimulantes sexuais e vasodilatadores que permitem atingir mais rapidamente e manter maiores e mais prolongadas erecções e naturalmente melhorar a resposta sexual de todo o organismo.

Lançamento dos sabonetes da Linha Elegante de Calendula, de Mel e de Aloe vera + Propolis.

2009

Com o objectivo de rejuvenescer e inovar a Gama Elegante emagrecimento, existente no mercado há 30 anos, a FJCampos lança em 2009 os produtos: Elegante CLA, Elegante Corta-Gorduras e Elegante Plus+Crómio. A mesma eficácia e qualidade, com novos ingredientes e uma acção mais abrangente.

Na Linha de cosméticos, e para colmatar as necessidades de mercado, surgem 2 novos sabonetes da linha Elegante - Sabonete de Azeite  e Sabonete de Baba de Caracol.

Lançamento da edição especial de infusões da Linha Leve com novos sabores: Menta; Morango e Pessego. Preparado de plantas para emagrecer facilmente. A mesma qualidade da infusão Linha Leve, com um sabor mais agradável.

O final do ano trás ainda algumas novidades, com a colocação no mercado de uma colecção de sumos feitos a partir de sumos ou concentrados de frutos naturais, que combinam ingredientes de qualidade para originar produtos de sabor agradável e que satisfazem as necessidades nutricionais dos consumidores.

2010

No arranque surge o Sabão de Coco especialmente vocacionado para peles muito sensíveis, tais como as dos bebes e suas roupas.

Nos meados deste ano como lacuna na área desportiva são lançados o CLA 2200, L-Carnitina 1200 e o Fat Block Plus

Em Setembro 2 produtos de muito sucesso o Sabonete de Leite de Burra e o Creme de Baba de Caracol

2011

A união que faltava do Creme CartilNature aos já existentes CartilNature Cápsulas e Sumo

2012 

Quando num clima de recessão generalizada, a F.J.Campos lança 20 referências nas suas várias linhas a destacar no inicio do ano o Linha Leve Trio, um laxante de preço reduzido e de 1 comprimido dia, e a representação em Portugal das Barritas de Glucomanano inibidoras de apetite da representada Nueva Dietetica 

Antes de Agosto e para crescer a gama de Óleos Essenciais e Puros para 36 referencias eis que surgem (Argan, Bergamota, Citronela, Incenso, Oregãos, Patchouly, Salvia, Sandalo, Tangerina, Tomilho e Zimbro). 

A necessidade de aumentar o tamanho do Ricino aparece o frasco com 150ml. 

Para fechar o ano em “beleza” e a enriquecer a gama Elegante Cósmetica, são lançados ao fim de muitos e morosos ensaios os Cremes e Sabonetes de Caracol+Argan+Rosa Mosqueta, Argan + Rosa Mosqueta e também o Leite de Burra com CoQ10

2013 

No primeiro semestre deste ano assistiu-se ao lançamento do CÁLCIO PN e do CÁLCIO PN Shark.

Mais tarde fruto da fusão do Sexual Power Man e do Sexual Power Woman, eis que surge o Sexual Power Twin Box, embalagem com 30 comprimidos azuis (para Ele) e 30 rosas (para Ela).

2014 

Após uma profunda restruturação interno ao nível da maquinaria para produção de sabonetes, apareceu o sabonete de Arruda, um potente antiseptico, muito eficaz no pé de atleta e também repelente de insectos.

Em Outubro deste ano, foi lançada uma selecção de 10 Sabonetes Elegante Premium, produzidos numa base Vegetal, feitos com produtos naturais e aromatizados com os melhores óleos essenciais da natureza. O seu fabrico, sob condições controladas, permite manter inalteradas as propriedades benéficas dos óleos, resultando em sabonetes com uma espuma abundante e cremosa. Florais, cítricos, herbais, ou amadeirados, os sabonetes Premium, apresentam uma agradável e delicada fragância, e Limpam, protegem, equilibram e perfumam a pele.

Para finalizar os lançamentos de 2014, em Novembro, aparecem 14 aromas naturais utilizados na indústria alimentar, em frascos de 20ml. Desta forma, já não há desculpa não dar largas à sua imaginação gastronómica.

2015

No inicio do ano, dá-se o lançamento de frasco de óleo de côco refinado de 200 mL, para utilizar na cozinha, como gordura para fritar, grelhar, assar e refogar, e ainda no tempero de saladas. Este produto pode ainda ser utilizado como creme cosmético.

Na gama dos cosméticos terapêuticos, nasce o Cartil Nature RapidBee, o analgésico potente que faltava a esta linha de produtos.