Óleo Essencial de Arruda

Óleo Essencial de Arruda Elegante

Apresentação: Frasco de 20 mL.

Ingredientes: Óleo essencial de Arruda (Ruta graveolens (rutaceae)).

 


Características do Produto: O Óleo Essencial de arruda é extraído por destilação a vapor das plantas frescas de arruda, cujo nome botânico é Ruta graveolens. Os principais componentes deste óleo são Bergaptene, Butanona, Nonanone, acetato de Nonil, psoraleno, unde-anona e Xanthotoxin. Este óleo, tem sido um elemento bem conhecido no sistema homeopático de medicamentos, e como a maioria dos extractos de ervas de que estes medicamentos são feitos, é muito venenoso e a sua ingestão é desaconselhada sem o apoio técnico e conhecedor. Este óleo apresenta um forte e aromático cheiro amargo ou acre.
Dos benefícios deste óleo, destacam-se:

- É eficaz na redução da dor nas articulações, devido aos efeitos dessensibilizar e entorpecer, que trabalham como um anestésico.

-A mesma natureza tóxica deste óleo essencial explica suas propriedades anti-fúngicas também. Pode eficazmente rescindir o crescimento de fungos dentro e fora do corpo.

- É mais um aspecto mais brilhante das propriedades tóxicas deste óleo, é venenoso para insectos e, portanto, eficaz em matar e afastá-los. Ele pode ser usado em vaporizadores, fumigantes, queimadores e paus de incenso para afastar insectos.

- Outros Benefícios: Pode ser usado como um desinfectante e no tratamento  resultante de picadas de insectos.

Para além dos benefícios mencionados, é ainda de referir uma utilização a nível espiritual, já que este óleo é reconhecido por muitos como um poderoso purificador de ambientes. Dispersa e protege lugares e pessoas de energias negativas e energias densas que causam desconforto.

MASSAGENS - Para formular uma porção suficiente para uma massagem, adicione  2 a 3 gotas de óleo essencial para cada colher (sopa) de base de óleo vegetal.

COMPRESSAS - Coloque de 5 a 10 gotas de óleo essencial num recipiente com água morna; embeba uma toalha nesta mistura e aplique sobre a área afectada. Repita de forma a manter a área sempre coberta e aquecida.

BANHOS - Adicione de 4 a 8 gotas de óleo essencial numa banheira de água morna. Em caso de peles sensíveis, dilua as essências numa colher (chá) de óleo vegetal. Use de 3 a 5 gotas em escalda-pés ou banho de emersão.

INALAÇÕES - Adicione de 5 a 6 gotas de óleo essencial num recipiente com água fervente. Coloque uma toalha cobrindo a cabeça e o recipiente e inale o vapor durante alguns minutos. Outra alternativa é colocar de 3 a 4 gotas num lenço e cheirá-lo rapidamente.

AROMATIZAÇÃO - Adicione algumas gotas de óleo essencial a um borrifador com água. Em aromatizadores com vela, coloque uma colher (sopa) de água morna com algumas gotas do óleo. Para manter o nível da água, complete com água morna.

Advertências: Nunca use óleo essencial na sua forma pura. Para não irritar a pele, devem ser sempre misturados a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas doces. Use uma quantidade pequena de qualquer óleo em qualquer tipo de tratamento.

Se estiver grávida ou se está a planear uma gravidez, não use os óleos sem os conselhos de um aromaterapeuta qualificado.
Os óleos essenciais são inflamáveis, são para uso externo e não devem ser ingeridos.

Feche sempre bem as tampas dos frascos (pois os óleos evaporam-se) e guarde-os num local fresco, preservando-os da incidência directa dos raios solares, outras fontes de luz e radiadores.

Mantenha os óleos essenciais fora do alcance das crianças, assim como de animais domésticos.

Os óleos essenciais são substâncias altamente concentradas que devem ser manipuladas com muita responsabilidade. Não se deve usar um mesmo óleo por mais de três semanas. Se necessário, deve haver uma semana de intervalo entre uma nova aplicação afim de aumentar a eficácia do tratamento. O uso cuidadoso destas substâncias é imperativo, optando-se sempre por um excesso de zelo e nunca pelo contrário.